Ideias, atitudes. Ação!

Reformas, customização, está em alta e é mas que atual é bom e necessário.

12 de outubro de 2010

Pensando ambiental. Afinal o que é Ambientalismo?

   Um ambientalista é alguém que acredita que o meio ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.
Não é obrigatório que um ambientalista o seja, mas também pode ser aquele que estuda ciência ambiental, formação interdisciplinar dada em forma de pós-graduação. Podem cursar ciência ambiental formados nas mais diversas áreas do conhecimento e não apenas na graduação de gestão ambiental, curso de graduação que aborda a ciência ambiental de forma mais empírica.

 O ambientalismomovimento ecológico ou movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição.
O ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminução ou até mesmo solução desses problemas.
Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações-não-governamentais, políticas (como os Partidos Verdes), ativistas independentes e outros, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica etc. O movimento por justiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais.

Segundo os ambientalistas o consumo desenfreado de matérias primas sem reposição, a poluição, o desmatamento, entre outros estão consumindo todos os recursos do planeta e dentro de algumas décadas tais recursos não estarão mais disponíveis.
Os ambientalistas partem da Teoria de Evolução de Charles Darwin, que afirma que os seres humanos são animais como quaisquer outros, frutos da evolução das espécies, ou seja: Todos os seres humanos vêm da natureza. E que precisamos conservá-la, para assim conservarmos a nós mesmos.

bibliografia: wikipedia, google

2 comentários:

Observatório Teológico disse...

Oi Aline, tudo bem? Penso que temos algumas coisas em comum, além da devida consideração ao meio ambiente (não pude concluir um curso de Técnico de Meio Ambiente),somos blogueiros e amamos a Jesus. Obrigado por tornar-se seguidora em meu blog Observatório Teológico, mas conheça tb o Blog do Discípulo - www.creioeunabiblia.blogspot.com Deus te abençoe ricamente. Ah, se tiver Facebook, pode me procurar como Cicero Ramos. Um abraço.

Lillo G. disse...

TEM MAIS SELOS NO MEU BLOG, VAI LÁ PEGAR. Vou me ausentar no fds, por isso estou deixando três selos autênticos apra você.

Postar um comentário